segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Diversos do Mengão...


Prezada Nação;
Após uma breve viagem a Belém do Pará para compromissos pessoais ( as fotos deste post são no presídio de São José, desativado em 2000 após uma rebelião sanguinária, hoje um monumento de arte e paz ), quero aproveitar este espaço para comentar alguns assuntos rubro-negros que chamaram minha atenção nos últimos dias:

- mais uma vez, foi um enorme prazer constatar a presença hegemônica de nossa torcida no Pará. A conversa com recepcionistas, taxistas, vendedores, etc foi sempre prazeirosa, todos eles com alguma história para contar sobre sua paixão pelo Flamengo. Fui a uma festa e um garçon me contou com muita emoção ( e me emocionou ) que seu filho percorreu os 3250 km até o RJ para assistir ao Penta-TRI contra os chororôs;

- quero também lamentar que o jornalista Renato Maurício Prado mais uma vez tenha agido de forma leviana e irresponsável ao publicar em sua coluna uma "suposta história envolvendo a final da Libertadores de 81, uma suposta intenção de doping e até mesmo uma pessoa falecida, o Dolabella. Isso é uma inverdade e denigre o nome da instituição, principalmente macula aqueles jogadores que são a maior glória do CRF.
A reação do Márcio Braga foi desequilibrada e passional, porém até compreensível. Para quem desconhece o assunto, transcrevo abaixo um resumo...

RMP escreveu no jornal O GLOBO:
(...)"Quem, no comando de futebol do Flamengo explicará a esta dupla que o esporte para o qual ambos foram contratados é o futebol, não a luta livre.Ensina a eles, "Tromba"! Lembro-me de uma das raras expulsões de Andrade e ela aconteceu na finalíssima da Libertadores, de 1981, contra o Cobreloa, no Estádio Centenário.O confronto era dramático, pois o Flamengo fora massacrado no segundo jogo, em Santiago, quando o truculento zagueiro Mário Soto usou uma pedra para abrir o supercílio de Adílio e rasgar a orelha de Lico.Revoltados, os rubro-negros chegaram a Montevidéu querendo vingança a qualquer preço e o ator Carlos Eduardo Dolabela (rubronegro fanático, que acompanhava a delegação com sua mulher, a atriz Pepita Rodrigues) chegou a dar comprimidos de "Pervitin" para alguns jogadores com os quais tinha mais intimidade — um remédio que, segundo ele, os faria entrar em campo "ligadões", ou seja, dopados.Alertado por Andrade, o supervisor Domingo Bosco recorreu ao médico Célio Cotecchia que, matreiramente, sugeriu que se trocasse o "Pervitin" por um remédio "ainda mais forte".E distribuiu a todos inofensivos placebos.Mas, talvez sugestionado pelo "remedinho", o normalmente calmo Andrade, no início da partida, revidou a uma agressão a Adílio, pulando com os dois pés na barriga de um chileno. Ambos foram expulsos. (...)

E o MB furiosamente, enviou um e-mail ao jornalista:
Ao ler sua coluna de hoje, dia 8 de setembro, deparei-me com uma nota que afirma que o ilustre e querido companheiro, já falecido, Carlos Eduardo Dolabela, distribuía comprimidos de PERVITIN, para os jogadores do Flamengo.Ou seja, sua coluna dá conta de que o maior time da história do Flamengo, campeão do mundo, jogava dopado, com a conivência do Antônio Augusto Dunshee de Abranches.Enfim, você e o mau-caráter do Antônio Augusto estão dizendo que o Zico, Junior, Andrade e o Adílio e cia jogavam dopados.Meio-jornalista que é, você arma o texto de modo que a responsabilidade da informação parece ser mais do Carlos Eduardo Dolabela que sua ou do Antônio Augusto, sua fonte irresponsável e maldosa de sempre.Rato de esgoto que é, dessa vez, você tenta se esconder atrás de uma pessoa já falecida, que infelizmente já não está entre nós para se defender.Com a falta de caráter e a leviandade costumeiras, você e o Antônio Augusto jogam lama na conquista da Copa Libertadores pelo Flamengo e na lisura desportiva e no profissionalismo de alguns dos jogadores mais importantes da história do clube.Só mesmo dois grandes filhos da puta como vocês.
Rio de Janeiro, 8 de setembro de 2009Marcio Baroukel de Souza Braga

- coube mais uma vez ao nosso REI ZICO encerrar elegantemente o assunto. Magoado, ecreveu para o RMP. Disse: "Não participei disso e acredito que nenhum jogador participou. Aquela equipe não aceitaria tal expediente. Vencemos com o futebol que Deus nos deu..."
Volta logo, ZICO...

- sobre a volta de verdadeiros rubro-negros ao comando do CRF, fiquei esperançoso com uma declaraçao do Adílio em 09/09 para a Rádio Brasil. O neguinho bom de bola disse: "Posso dizer que está chegando a hora dos campeões do mundo assumirem e colocarem o clube no caminho certo..." É o que 35 milhões de seguidores aguardam cheios de esperança...

- grande vitória no Sábado contra o Sport. Sem muitos comentários: simplesmente seis jogadores na seleção da rodada. Vamos invadir o Maraca no Domingo e atropelar o Coritiba, incentivar sem parar do primeiro ao último minuto, OK?

Nada do Flamengo, tudo pelo Flamengo.
SRN, Luís Eduardo.

Um comentário:

Rodrigo Garcia disse...

As vezes a gente tem que aguentar esses devaneios de alguns jornalistas,é repugnante,a atitude deste jornalista.
Mas a história daquele time é tão maravilhosa que não devemos dar ouvido a uma grande lorota como essa,desse moço.
Luis,vc achou grande o número de rubro-negros em Belém,imagine aquie em São Luis rapaz,a nossa torcida é descomunal,tem rubro-negro por vários cantos do mundo,principalmente no norte e nordeste.
E vamos para cima do Coritiba.
Avante Mengão.

Um abração

http://rodrigofutebolgarcia.blogspot.com(Futebol Sem Censura)