terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Um Templo do Futebol- Estadio Centenario

ZICO 2 x 0 Cobreloa ali, naquele gramado...
Prezada Nação:
Uma breve passagem pelo Uruguai, mais precisamente Montevidéu.
Encontro um país simpático, porém visivelmente empobrecido, com seu povo em dificuldades.
Ao chegar no hotel, logo após o check in pergunto na recepção: "Es posible hacer una visita al Estadio Centenario?" Percebo um brilho no olhar do recepcionista, que se apressa em responder que "sí, es posible, pero solamente por la tarde después de las trés..." Dentro de pouco tempo, iria entender o brilho no olhar do recepcionista, a razão daquele orgulho indisfarçável...

Após o almoço, partimos então, eu e Bia para mais esta aventura futebolística.
Ao descer do táxi, vimos uma área deserta, com poucas pessoas. Depois de andar um pouco, vimos uma portinha muito acanhada, e um senhor pergunta se queremos visitar o estádio.
Pagamos 80 pesos uruguaios ( 10 reais por pessoa ) e seguimos por um pequeno museu, infelizmente muito acanhado, até mesmo escondido.
Eu logo digo que quero ver o estádio, e uma senhora me leva por um corredor cheio de entulhos pelos cantos até o campo de jogo.

Quando finalmente tive a visão do campo de jogo, foi algo realmente que jamais esquecerei: um estádio majestoso, imponente, lindo demais. Posso dizer que depois do Maracanã, nunca vi nada igual e acho que dificilmente verei. É sem dúvida alguma um templo sagrado do futebol mundial, palco de final de Copa do Mundo, e é claro palco do baile rubro-negro naquele timinho violento do Cobreloa na final da Libertadores de 1981.
Me sentei no degrau mais alto da arquibancada, e lá permaneci por alguns minutos viajando, imaginando as emoções daquele campo de jogo, refazendo a imagem do ZICO cobrando aquela falta magistral na decisão, daquele soco do Anselmo no Mario Soto...

Está mal cuidado? Com certeza sim. Mas a magia permanece, sempre estará naquele local. E eu havia encontrado a explicação para aquele brilho no olhar lá do início do texto.
Vejam as fotos e digam aí se não tenho razão...


"Nada do Flamengo, tudo pelo Flamengo"
SRN, Luís Eduardo
Blog Saudações Rubro-Negras- http://jlwrubronegros.blogspot.com/

Blog SRN no twitter: http://twitter.com/LuisSRN

9 comentários:

La Caldera del Diablo disse...

Impresionante el estadio y las fotos, yo estuve ahi viendo partidos, y es muy muy lindo estadio, fácil de llegar y muy fácil de evacuar. Ahora, la que te tiene una paciencia enorme es tu mujer!
Bravo!
Abrazos

Emiliano

Unknown disse...

Aí , onde tive uma das maiores alegrias de minha vida como torcedor, Mengão campeão da Libertadores em cima do Cobreloa que s[o sabia bater.

Jefferson freire disse...

Luís, essas férias renderam hein... Faz parte da história do futebol e isso emociona mesmo pelas fotos. Visitar um estádio desse é viajar no tempo e ainda mais para nós, as recordações são excelentes.

Forte abraço

La Caldera del Diablo disse...

Luis: que raro que el Fla tenga tan pocos socios. Independiente llegó a los 100.000 a fines de la década del '80/principios del '90, cuando se hizo una suscripción muy fuerte, los jugadores salían a la cancha con una bandera que decía "por los 100.000 socios". Actualmente el Rojo tiene más de 50.000 socios, porque además del fútbol tiene 7 sedes deportivas y muchos deportes federados (natación, basquet, tenis, fútbol sala, etc). Los socios, además, van gratis a la popular (tribuna de pie) y pagan el 50% en las plateas. Lamentablemente como el nuevo estadio no está terminado al 100% y la demanda era mucha, hace 4/5 meses que se suspendieron las nuevas inscripciones de socios, y se rehabilitan por una semana solamente ahora, en enero, y se vuelve a cerrar por otro tiempo.
Abrazos

Emiliano

vôo do urubu disse...

Este ano na Ásia, confere?

Saudações rubronegras!

Fla Histórias disse...

Saudações Rubro-Negras.

A história do Flamengo é foda. Muito rica, e cheio de curiosidades. Estamos no início dos estudos, em 1913, começamos em 1895. Acesse, www.flahistorias.blogspot.com e confira essa verdadeira saga vermelha e preta.

SRN
Viva o Flamengo!

Felipe Delfim disse...

Ah, quem me dera tivesse férias assim... hehe
Bombonera, Centenário, nossa...

O Centenário realmente, pelo que eu já vi em fotos e na TV, parece realmente ser um estádio espetacular, sem contar a historia que nosso Mengão tem lá.

Realmente muito legal, Luís!! Abração e SRN!! ;D

Michel Farias disse...

Muito bom mesmo Luís, esse estádio tem história... Zico que o diga!!


Abraços!!

http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

Pay per head services disse...

é um dos meus favoritos estádios do Brasil no Maracanã, mas deve fixar para a Copa do Mundo de 2014, vamos esperar que ele é tão bonito e para expandir a capacidade